A pandemia do COVID-19, trouxe alguns conceitos que merecem algum esclarecimento ou, na melhor das hipóteses, uma séria discussão e até mesmo revisão dos termos.
Nos últimos meses, ouvimos diversas vezes que o mundo está em home office e em teletrabalho. Completamente errado!
Esse arranjo de empresas colocando seus funcionários a trabalhar de casa, a qualquer custo não é home office ou teletrabalho.
Em ambas situações, home office ou teletrabalho, existe um método ou um sistema, que pressupõe um planejamento anterior, fornecer os instrumentos de trabalho qualificados a cada caso para que se desenvolva a sua atividade através de um acordo tácito ou contratual, melhorando as condições de trabalho e o bem estar do colaborador, tendo como objetivo o , aumento da produtividade geral.
O teletrabalho e home office também permite e é necessário às vezes que o colaborador se dirija à empresa quando necessita ou sempre que o deseje, para reunir ou falar com outros colegas, que se desloque presencialmente a outras empresas para desenvolver melhor suas atividades.
Nessa pandemia, não foi isso que aconteceu.
De um dia para o outro, foram todos para casa, munidos de seus celulares, muitas vezes pessoais, e tiveram que se virar como podiam para resolver suas pendencias e obrigações futuras, tentando desempenhar de qualquer modo seus afazeres para “mostrar serviço” com todo o respectivo agregado familiar, onde os filhos à sua volta, e a casa demandando constante atenção, sem as mínimas condições para desenvolverem o teletrabalho nas condições adequadas.
Obviamente que foi obrigatório, uma necessidade, uma imposição, e não é isso que está em discussão.
O que devemos discutir aqui é o futuro, como estar preparado e mais que isso como melhorar as condições de trabalho e de aumento de produtividade numa situação que poderá se repetir, e, oxalá isso não aconteça, termos ambientes empresariais mais diversos que o simples escritório convencional.
O Home Office e o teletrabalho, em 2020 entraram de vez na ordem do dia. As empresas que se darão melhor serão aquelas que se adaptarem e criarem rotinas e condições de seus colaboradores produzirem mais de acordo com o estilo de vida de cada um.
Afinal, quem disse que temos de trabalhar em horário comercial e somente naquele endereço?
A discussão de um novo mundo globalizado, passará certamente por um local e horário de trabalho mais civilizado.