Se adaptar com a rotina do home office nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando você tem que se adaptar às pressas para não parar o seu trabalho.
Então surge as dúvidas: O que fazer? O que evitar? Como ser mais produtivo?
É normal no começo se sentir um pouco improdutivo, e perder o foco, pois são diversos fatores externos que contribuem para essa procrastinação do trabalho.
O Home office não pode ser classificado como o conto de fadas ou o filme de terror, na verdade, tudo se dar na forma de como você vai começar a se adaptar a essa nova rotina.
Trabalhar longe do seu escritório e da sua equipe pode parecer um pouco complicado no começo, mas com os hábitos corretos você vai conseguir manter a mesma produtividade do que antes.
Foi pensando nesses fatores e principalmente em te ajudar a se adaptar a essa nova rotina que separamos algumas dicas para você deixar a procrastinação do home office de lado.
Está preparado? Vamos lá...
Deixe o pijama de lado:
Não existe nenhuma pesquise que comprove que a roupa que você usa está ligada diretamente a produtividade, mas o simples fato de tirar o pijama já faz o seu corpo entrar no modo trabalho.
Pensei assim: tirar o pijama faz você ter a sensação de que o dia está começando e que chegou o momento de começar a trabalhar, diga para seu subconsciente que está na hora do trabalho e não do descanso.
Tire as notificações do seu celular:
Já comentamos sobre isso no artigo anterior de 6 dicas para você se sentir mais produtivo no home office. Mas, porque isso é tão importante? O celular se tornou a maior distração que temos hoje me dia, pois se torna um pouco inevitável mexer no telefone a cada som de uma nova notificação, afinal, você está em casa não custa nada dar uma olhadinha. Ai que está o perigo, você vai demorar mais tempo para cumprir suas tarefas e a chance de procrastinação é muito alta e quando você perceber, o dia já vai ter acabado e suas tarefas estão pela metade. Então procure deixar apenas o essencial no seu telefone, ou se for preciso deixe ele em outro cômodo enquanto você estiver trabalhando e deixe aquela olhadinha no celular nas suas pausas de descanso.
Comece pela tarefa mais complexa:
Talvez seja a melhor dica contra a procrastinação que você vai receber. De manhã sua concentração costumar ser melhor, pois seu corpo e sua mente estão mais descansados, logo você terá mais foco e objetividade para executar essa tarefa. Além de tudo, ter a sensação que a tarefa mais demorada foi concluída te dar aquela motivação para cumprir o resto das tarefas, pois, o mais complicado já passou.
Respeite seus horários:
Quando se trabalha de home office é comum exagerar um pouco na dose, basicamente você não tem horário, certo? Errado. Organize seus horários, faça seu horário de almoço, seu horário de lanche, saiba a hora de começar e de terminar de trabalhar, de pausas pontuais durante o dia. Lembre-se, sua rotina continua a mesma, ela apenas mudou de lugar.
Coloque uma música:
É comum se sentir sozinho no home office, você não está vendo mais as pessoas, é apenas você e seu cantinho de trabalho. Para amenizar um pouco esse sintoma de solidão, o ideal e você colocar uma playlist tranquila e relaxante. Lembre-se: a música não é para fazer você sair cantando ou dançando pela casa, e sim te ajudar na concentração das suas atividades.
O importante é lembrar que a adaptação não vem do dia para a noite, e talvez o que funcione para você não funciona para outra pessoa. Claro que vai ter dias que sua vontade de ficar na cama vai falar mais alto que a vontade de trabalhar, mas se mantenha disciplinado.
Lembre-se: Sua rotina e sua demanda é a mesma, ela só mudou de lugar.
Veja mais: