(31) 4009-4500 Você está em: Seja um parceiro Faça uma simulação Área do cliente

PANDEMIA, EPIDEMIA E ECONOMIA


Não sou médico, nem sou economista, talvez um pouco louco, mas temos de conviver com todas essas realidades.

Ao me deparar esses dias com um estudo, que reproduzo abaixo, me alertei para o novo normal. Mas o que é esse novo normal? Observem esse quadro abaixo das pandemias na história.

SÉCULO

NÚMERO DE PANDEMIAS

 

 

XV

8

XVI

7

XVII

7

XVIII

5

XIX

16

XX

9

XXI (APENAS 20 ANOS)

10

Fonte: Cirillo, P. Taleb – Tail risk of Contagious Diseases

Em uma rápida análise, no século XV, foi o século de 1 de janeiro de 1401 até 31 de dezembro de 1500, ou seja, o século dos grandes descobrimentos, da expansão da navegação marítima. No Século XIX, houve um aumento significativo dessas pandemias, mas o que de diferente houve nessa época para um aumento de mais de 3x? Foi um período de guerras e independências, bem como do aumento de viagens marítimas. No século XX, com o desenvolvimento da medicina, tivemos uma boa redução voltando quase que aos níveis dos séculos anteriores.

Mas, em apenas 1/5 do século 21, ou seja, em 20 anos, já ultrapassamos as pandemias do século passado, e pelo que tudo indica, teremos de nos reinventar.

O primeiro passo para se reinventar, é descobrir as causas do problema. Essas podem ser desde a exploração desenfreada do planeta, evolução natural, armas biológicas ou outras inúmeras causas, que como disse, não sou cientista. Mas dependo de soluções por estes criadas para a minha sobrevivência.

Mas falando de sobrevivência, o que podemos fazer? Como iremos trabalhar? Qual o novo normal?

E nessa reflexão, o novo normal passa por um amadurecimento do trabalho, pelo home office, pelo menor número de deslocamentos, pelo consumo consciente.

Quanto ao consumo consciente, este não se dá somente no plano de nós consumidores, mas principalmente nas novas relações de trabalho que começam a surgir, na economia compartilhada, onde se evitam desperdícios de toda ordem.

É aí que entram as vídeo conferências, o Home Office e a disposição de se autorizar que o trabalho simplesmente aconteça, não em seu escritório, mas onde você estiver.

 

É nesse conceito que a Sirius Escritórios Compartilhados trabalha. Levando o seu escritório até onde você estiver. Dando todo o suporte necessário para que o seu trabalho aconteça no seu tempo, na sua hora e sobretudo, no seu local, seja este seu lar, seu carro, sua casa de campo ou praia.

A vida vale para ser vivida. Deixe o trabalho acontecer, mas sem deixar de viver.

Belo Horizonte/MG

Endereço: Av. Barão Homem de Melo, 4500, cj.1101, Bairro Estoril - CEP: 30.494-270
(31) 4009-4500
Horário de Funcionamento
09h as 18h
Sirius Escritórios Compartilhados

Fundada em 2002, a Sirius é a mais tradicional e premiada empresa de serviços de escritórios compartilhados de Belo Horizonte.

Afiliado
Baixe nosso App
(31) 99150-3114